A Formiga que deu certo! 166 anos depois...
No dia 6 de junho de 1858, Formiga foi elevada à categoria de cidade. Nascia uma feliz cidade!
No dia 6 de junho de 2024, 166 anos passados, a felicidade toma conta da feliz cidade e cada um de seus habitantes pode enumerar motivos de orgulho.
Falar da magistral Matriz São Vicente Férrer e de seu órgão de tubos, muita gente já falou; apresentar as águas límpidas da Lagoa do Fundão, muita gente já apresentou; relembrar do passado, do primeiro Raio-X da América Latina, da pena de morte pela forca no Bairro do Rosário e da bomba que caiu próxima ao Parque de Exposições, muita gente já relembrou.
O ano é agora, o de número 24 depois do 2000. Quem é e o que é Formiga nestes tempos? O que ela representa? No ano de 2024, Formiga é o ano dos 90 anos do Country Clube, um dos mais belos, charmosos e bem administrados clubes de Minas Gerais, mas também é a cidade das bodegas e armazéns da periferia que nos domingos pela manhã colocam mesas e cadeiras nas calçada para que os trabalhadores da semana contem seus causos e piadas antes do almoço.
2024 é o ano da CertificaMinas, uma gigante que nasceu na cidade e se sente orgulhosa de postar outdoor elegendo Formiga como a capital nacional da certificação digital, mas também é a cidade da irreverência da Vera da Frangolândia, que com uma alegria incontrolável faz o tempo da fila à espera do assado durar menos. Formiga é a terra do Unifor-MG, que com austeridade e responsabilidade sobreviveu com galhardia às intempéries da pandemia da covid-19, mas também é a do IFMG, que traz oportunidades de futuros gloriosos às mais diversas classes.
Formiga é a cidade do visionário José Afonso de Alencar, que trouxe a cidade à reflexão sobre sua vocação turística, mas também é onde as rodinhas de truco e douradinha nas praças eternizam amizades. Formiga tem a mais diversificada área médica da região e é o grande centro comercial que chama a atenção das maiores redes comerciais do Brasil, que não param de procurar um barracão desocupado para se instalar. Mas Formiga ainda é cidade do fio do bigode, da caderneta e do fiado, do mandar anotar para pagar depois.
Formiga, em 2024, é a cidade dos paragliders enfeitando os céus nas tardes azuladas, mas também é a da carroça da beira da ponte esperando carreto. É a cidade dos festivais de música, do queijo, do peixe e da linguiça, mas também é o da feira livre que faz as mães acordarem mais cedo no sábado em busca de verduras frescas e preços módicos.
Quem imaginaria há 166 anos que em 2024, Formiga seria a cidade com um trânsito digno de 2124? Aliás, quem imaginaria que Formiga teria trânsito?
Formiga é mais, muito mais do que se imagina. É a cidade da Merci Brasília, que faz a melhor linguiça do mundo, do Silviano Santiago, o mais premiado escritor vivo da língua portuguesa e do Padre Fábio de Melo, que arregimenta multidões por onde passa.
Dá para cravar, Formiga é a cidade que deu certo!
Formiga, parabéns pra você!
6 de junho é sua e a nossa data querida!