Arte nas mãos

Família de artesãos expõe e comercializa esculturas em madeira em Formiga

Arte nas mãos
Os artesãos Rosevaldo Alves, Adão Olemar Ferreira e Paulo César de Freitas

É impossível passar pela Rua Doutor Carlos Chagas, seja de carro ou a pé, e não notar a beleza das obras de arte em madeira expostas na loja Decore Rustic, que fica bem em frente da Concessionária Volkswagem. O empreendimento, que está nesse endereço há um ano, pertence a uma família de artesãos, formada pelos primos Adão Olemar Ferreira – Adão Pica Pau, Rosevaldo Alves e Paulo César de Freitas. 
As esculturas esculpidas em madeira são produzidas pelos artesãos em suas próprias oficinas e, depois de prontas, são levadas para a Decore Rustic para serem comercializadas. Nela, há diversas peças de artesanato para decoração e utilitários. São mesas, gamelas, bancos, prateleiras, criados-mudos, aparadores, fruteiras, tábuas para churrasco, placas e várias outras obras entalhadas na madeira.
Dois dos artesãos, Adão e Rosevaldo, estão há mais tempo na profissão. Adão tomou gosto pela arte na madeira aos 18 anos, quando morava em São Paulo. ‘Foi em São Paulo que aprendi a profissão de marceneiro. Um dia, andando pela cidade, me deparei com uma exposição de trabalhos artísticos em madeira e metal. Achei tudo tão maravilhoso que entrei e perguntei sobre as obras de arte para as pessoas que trabalhavam na mostra. Depois, vindo a Formiga visitar minha família, conheci o primo Geraldo, que já estava fazendo esculturas em madeira e morava perto da comunidade de Albertos. Foi com ele que comecei a desenvolver  minha arte na cidade e não parei mais’, contou Adão.

A loja fica na Rua Doutor Carlos Chagas, em frente a Concessionária Volkswagem 

Rosevaldo trabalha como artesão há 25 anos. Ele disse que consegue a madeira para o ofício nas comunidades rurais da cidade e, depois, em sua oficina, na Rua Campo Belo, no Bairro Souza e Silva, ele faz a transformação da matéria-prima em obra de arte. Segundo Rosevaldo, o tempo de fabricação das peças varia muito pelo tipo e tamanho da obra. ‘Uma peça grande, por exemplo um leão, leva 60 dias para ficar pronta’, comentou.
Paulo César está há 4 anos nesse ramo e produz suas peças na oficina de Rosevaldo. Nesse tempo como artesão, ele já produziu obras para muitos clientes em Formiga e região. Adão e Rosevaldo também tem trabalhos assinados em vários lugares do Brasil e do mundo. De acordo com Adão, suas peças já foram para a Argentina, o Paraguai, a Bolívia, a Espanha, o Japão, os Estados Unidos e o Canadá.
A Feira Hippie, que tem movimentado a Praça Ferreira Pires aos sábados, também conta com a exposição das obras dos primos artesãos. As peças são um sucesso entre os visitantes. 

Um pouco das peças produzidas pelos artesãos