Cuidado: você pode não ter controle!

Por Jacqueline Amore Machado Coelho (De Formiga/MG)

Cuidado: você pode não ter controle!
Jacqueline Amore é Psicóloga Clínica

Histórias trágicas normalmente se iniciam com a frase: Eu paro quando quiser!
O vício ou adicção é uma questão de saúde pública sendo um distúrbio crônico, podendo ter curso progressivo, complicações graves, até mesmo letais. A pessoa se tona dependente devido à crescente perda de controle sobre o uso de drogas ou determinados comportamentos. Sim, o ser humano pode perder o controle sobre o seu próprio comportamento.
A dependência por substância se caracteriza por dependência física ou psicológica.
A primeira sendo química é associada a um desejo intenso de consumir a droga, sendo que na segunda forma está relacionado com um conjunto de sintomas que segue a privação do uso da substância.
Drogas ativam no cérebro o circuito de recompensa, gerando assim uma sensação de prazer.
A dependência de substâncias tem aspecto tanto de transtornos do controle do impulso quanto de impulsos compulsivos.
Existe um aumento no nível de tensão antes do ato impulsivo, prazer e gratificação durante o uso e remorso, auto-reprovação e culpa após a conclusão.
Não são somente as drogas de abuso que elevam os níveis de dopamina no cérebro, mas também certos medicamentos e comportamentos como sexo, jogos, esportes ou hábito de comprar, qualquer situação que gere prazer.
A psicologia é uma luz para tentar resolver um problema que, além de atingir o ser humano como indivíduo, tem enormes repercussões sociais.