Lugar de poesia é na rua
Por Victor Marques (de Formiga)
Em 2020, nasceu em Formiga, um grupo que tem feito a diferença em nossa cidade: o Coletivo Poesia de Rua, uma iniciativa livre e autossustentável, sem vínculos públicos ou privados. Surgiu de forma despretensiosa, a partir da iniciativa de quatro rapazes poetas: os formiguenses Victor e Herbert juntamente aos artistas pernambucanos Vinícius e Gustavo, que queriam muito difundir o gosto pela poesia nas ruas e espaços públicos visando estimular a sensibilidade poética nos cidadãos.
Começaram este projeto colando os próprios poemas nos postes e pontos de grande concentração de pessoas pela cidade em meados de novembro de 2020. Mais tarde, diante da repercussão do evento, o grupo ganhou adeptos através da divulgação deste episódio, repetindo a colagem em dezembro de 2021, desta vez aumentando a cobertura e alcançando mais bairros de Formiga para além da área central. A partir disso e da amizade que floresceu entre alguns participantes, que nutriam em comum o amor pela literatura e pela poesia, o Coletivo cresceu e se organizou, implementou outras atividades e ampliou suas ações de forma sistemática pensando na integração e crescimento do grupo. Hoje, o grupo conta com aproximadamente oitenta e dois membros, participando direta e indiretamente das ações promovidas.
Destaca- se, entre as atividades realizadas, as Tardes Poéticas, que são reuniões mensais, que ocorrem aos sábados, em locais públicos e abertos da cidade (praças, monumentos etc), valorizando a história e a cultura contida nestes espaços, onde os integrantes partilham seus poemas autorais e de outros poetas conhecidos, ou não. Durante estes saraus também acontece o momento marcante da escrita criativa, onde cada participante escreve poemas ou contos a partir de um tema proposto, podendo não somente aperfeiçoar seu processo de escrita, visitando outros gêneros literários bem como em outros casos receber estímulos para iniciar- se no nobre ofício da escrita.
O Coletivo possui Murais Poéticos, na “Venda do Chico” no Asilo São Franciso de Assis e recentemente na padaria “Sabor Caseiro” e em eventos periódicos e fixos, onde são expostos poemas e contos dos integrantes. Sem contar os saraus promovidos no Circuito dos Escritores, no Centro de Convivência do Idoso, na UBS Abílio Coutinho e uma exposição dos trabalhos dos poetas do Coletivo em Córrego Fundo, que ocorreu em abril de 2022, entre outros. Cabe ressaltar a parceria que o Coletivo estabelece com os demais segmentos de cultura na região como o Coletivo “Arteferia” de Divinópolis, que resultou, na participação, com grande destaque no evento “II Primavera Poética de Divinópolis” em 2023, que possibilitou levar este trabalho para além de Formiga. Destaca-se também a parceria estabelecida entre o Coletivo Poesia de Rua e a Liga dos Escritores, Poetas de Rua e Artistas- LEPRA, do jornal “O Pergaminho, idealizada por Manoel Gandra, para a produção mensal de fanzines poéticos que perdurou por mais de 02 anos.
Ainda há muitas outras ações e iniciativas que o Coletivo Poesia de Rua planeja desenvolver, entre elas, a publicação de seu primeiro livro, que contará toda a trajetória do grupo até aqui.
Descobrir talentos, estimular a criatividade, levantar aqueles que estão caídos e desestimulados por meio da poesia e da arte e sobretudo levar o amor pela literatura a descomplicando e tornando- a acessível e democrática tem sido a grande missão do Coletivo Poesia de Rua. São frequentes, os relatos dos participantes sobre a influência das ações literárias em suas vidas, abrindo- lhes novos horizontes na perspectiva de escrever e ler com mais frequência.
O grupo possui um fundo de recursos próprios chamado “Pix Literário” mantido por doações mensais e voluntárias dos membros para subsidiar as ações realizadas.
O coletivo é aberto a quem quiser participar e por meio do Instagram:@poesiaderua formigamg, é possível ter acesso a todas as ações realizadas bem como tomar nota da programação dos eventos que irão acontecer.
Atualmente, a coordenação do Coletivo Poesia de Rua é integrada por Ana Pamplona, Victor Marques, Fabrícia Gontijo e Lucas Silva.