No topo da carreira

Formiguense é elevada ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros

No topo da carreira
A coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Amanda Cristina Miranda

A formiguense Amanda Cristina Miranda, de 43 anos, chegou ao seu posto mais alto da carreira: coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ela, que foi criada no Bairro Ouro Negro e hoje mora em Belo Horizonte, recebeu a promoção de patente no dia 18 de julho, pelo governador Romeu Zema.
Amanda é filha da dona de casa Beatriz Maria Miranda e do servidor do DER, Salvador Pereira de Miranda, que era mais conhecido em Formiga como Valtinho por ter feito parte da dupla sertaneja Tito e Valtinho. Ele também apresentava programas na Rádio Difusora. 
Amanda tem ainda dois irmãos, Arlen e Adriano, e é casada com Aluísio Ferreira de Sousa, com quem tem a filha Alice Miranda Sousa. A formiguense estudou os ensinos fundamental e médio nas escolas estaduais Professor Joaquim Rodarte e Jalcira Santos Valadão – Escola Normal, onde também cursou o técnico de magistério. Aprovada em concurso público, ela iniciou em 2000 o Curso de Formação de Oficiais (CFO), na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em 2004, começou o curso de direito pela Fadom, em Divinópolis, chegando a estudar também na Faculdade de Direito Dom Hélder Câmara, em Belo Horizonte, e na Faculdade Pitágoras, em Divinópolis. Em 2009, fez pós-graduação no curso de aperfeiçoamento de oficiais, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, e daí não parou mais. Ela tem em seu currículo diversos cursos, seminários e treinamentos concluídos como oficial de bombeiros.
Segundo Amanda Miranda, sua primeira promoção na carreira de bombeiro foi em 3 de outubro de 2003 como aspirante a oficial. Depois, no dia 9 de junho de 2004 chegou ao posto de segundo-tenente. Em 9 de junho de 2005 foi para a patente de primeiro-tenente. Ela se tornou capitão no dia 25 de dezembro de 2008 e major no dia 25 de dezembro de 2017. A promoção como tenente-coronel ocorreu no dia 25 de dezembro de 2021 e, agora, ela chega ao seu mais alto posto de coronel. 
As áreas de atuação da formiguense até o momento foram o 2º Batalhão de Bombeiros Militar em Contagem; o 10º Batalhão de Bombeiros Militar em Divinópolis; o Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e a Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, também na capital mineira. Em Contagem, ela atuou na função de Comandante de Bombeiro da Unidade - CBU, Auxiliar de Comunicação Organizacional e estágio em todas as demais seções da unidade, de 2003 a 2004. Em Divinópolis, foi chefe da Seção de Operações – SOPE; Comandante de Pelotão Operacional; Comandante do Pelotão Escola; Comandante de Cia Operacional; Chefe da Seção de Apoio Administrativo - SAPA; Chefe da Primeira Seção – Recursos Humanos; Subcomandante da Unidade e Comandante da Unidade. Atuou até janeiro de 2024. Em Belo Horizonte, foi chefe da Adjuntoria de Ensino da Primeira Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar e subcorregedora.
A formiguense também coleciona condecorações diversas. Já foi homenageada várias vezes com medalhas, troféus e honrarias pelos serviços prestados no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A formiguense recebeu a promoção da patente pelo governador Romeu Zema