O fim de uma história

Escola Estadual José Bernardes de Faria fecha depois de 77 anos

O fim de uma história
A Escola Estadual José Bernardes de Faria fica na Rua Iago Pimentel, no Bairro Sagrado Coração de Jesus

Após 77 anos de atividade em Formiga, a Escola Estadual José Bernardes de Faria fechará suas portas. O fim do legado dessa instituição educacional tem data marcada: 31 de dezembro deste ano. 
Localizada na Rua Iago Pimentel, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, a Escola José Bernardes de Faria foi fundada em 1946 e por ela se passaram milhares de alunos, que hoje são professores, médicos, dentistas, advogados e outros profissionais espalhados pelo Brasil. Ela encerrará as atividades por um único motivo: o número reduzido de alunos.
Segundo a atual diretora da escola, Elvicinara Kenedy de Castro Silva, atualmente, a instituição tem 55 alunos, distribuídos nos 6º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. O número de profissionais que trabalham na escola é 48. “A Superintendência Regional de Ensino em Passos nos comunicou sobre o fechamento da escola, com o argumento de que fica inviável manter uma instituição do porte da José Bernardes de Faria com o número de alunos na mesma proporção do número de funcionários”, disse.
Com o fechamento da Bernardes de Faria, o prédio será usado pelo Cesec (Centro Estadual de Educação Continuada), que é uma escola semipresencial que presta serviços aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade de direito. Atualmente, o Cesec em Formiga funciona nas dependências de uma instituição municipal no Bairro Novo Horizonte.

Quem foi José Bernardes de Faria

José Bernardes de Faria, que dá nome à escola estadual em Formiga, foi um advogado e promotor de Justiça muito conhecido nas Areias Brancas. Ele nasceu no dia 17 de outubro de 1859, em Paracatu-MG, e faleceu aos 75 anos, no dia 13 de maio de 1934, em Formiga.
De acordo com o portal “Memória de Família”, os estudos primários de Bernardes de Faria foram feitos em sua cidade natal, mas os secundários no seminário de Mariana-MG. Em 1879, ele completou no Rio de Janeiro os preparatórios para ingressar na Faculdade de Medicina, porém, em virtude de doença, precisou modificar seus planos e foi morar em Formiga. Nas Areias Brancas, atuou na área do direito, fundou o jornal “O Oeste” em 1883 e foi também vereador, sendo presidente da Câmara Municipal de Formiga por duas legislaturas (1898/1908 e 1912/1913). Nessa época, foi responsável por uma série de melhoramentos da cidade, como abastecimento de água potável; sistema de esgoto; aquisição do prédio do teatro e adaptação da Câmara Municipal; inauguração da luz elétrica em 18 outubro de 1907; calçamento de várias ruas; inauguração da estrada de ferro Oeste de Minas, depois o Museu da Cidade de Formiga e inauguração em 20 de abril de 1908 do primeiro trecho da estrada de ferro de Goiás: Formiga-Arcos. Ele também foi deputado estadual e eleito deputado federal no dia 4 de maio de 1902, sendo reeleito em duas legislaturas.

Em Formiga, José Bernardes de Faria atuou na área do direito, fundou o jornal ‘O Oeste’ em 1883 e foi também vereador, sendo presidente da Câmara Municipal de Formiga por duas legislaturas