Pains, 80 anos de lutas, glórias e conquistas
Medalhas para quem merece
Ninguém contesta: além de hospitaleira, ordeira e progressista, Pains é a cidade mais charmosa do Centro-Oeste mineiro. E como se não bastasse, tem os filhos mais inteligentes, amáveis e gentis.
Em 2024, o município está comemorando os seus 80 anos de emancipação política/ administrativa em pura vitalidade. Entre pedras do melhor calcáreo do mundo, o município tem sua história ligada às andanças de bandeirantes e quilombolas. Também são nítidas as marcas indígenas dos habitantes da região antes da chegada do homem branco. Pinturas rupestres, artefatos e utensílios de milhares de anos trazem o passado para conviver com todos os habitantes da atualidade.
Antes distrito da co-irmã Formiga, Pains libertou-se política e administrativamente em 31 de dezembro de 1943 de pelo decreto-lei 1.058. A partir de então, aquele tímido distrito, agora elevado à categoria de município, não parou de progredir e de se tornar uma comunidade onde a qualidade de vida é a nobreza de seu povo são as principais características.
Ao longo de suas oito décadas, Pains construiu seu desenvolvimento de forma crescente e contínua. Passaram-se os anos e a cidade se firmou como importante representante da produção agrícola e calcária, destacando-se, inclusive, como modelo de produção para todo o Estado de Minas Gerais.
Atraídos pela qualidade do calcário e pela fertilidade de suas terras, muitos visionários viram Pains como possibilidade de crescimento e fixaram moradia, montaram seus negócios e progrediram. Juntaram-se aos painenses de origem e, auxiliados pelos braços fortes e incansáveis do povo, promoveram a existência de uma comunidade nova e forte.
Hoje, Pains não é apenas uma cidade progressista, bonita, amável e boa de se viver. Pains é motivo de muito orgulho.
A Medalha da Conquista
Para comemorar e marcar os seus 80 anos, Pains resolveu elencar nomes, personalidades e instituições que fizeram os seus primeiros 80 anos com a entrega de uma medalha comemorativa. Momento de grande importância e relevância, motivo de comemoração e reconhecimento.
Os desafios não são poucos, mas o rumo traçado aos horizontes da excelência não podem ser desviados.
Parabéns Pais pelos seus 80 anos!
Prefeitura de Pains e Instituto Histórico e Geográfico de MG entregam Medalha de 80 anos de Pains
Por Luanna Oliveira
A comemoração dos 80 anos de emancipação do Município de Pains é um evento histórico para toda a população e representa um marco significativo.
Durante a solenidade, o primeiro Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Dr. Iácones Batista Vargas realizou apresentação técnica da Medalha de 80 anos. “Confeccionada segundo os mais altos padrões da medalhística, esta medalha tem o caráter comemorativo, tem caráter celebrativo. Trata-se de uma lembrança, um registro histórico das comemorações dos 80 anos de Pains.”
A medalha de número 1 foi dada ao Município de Pains, sendo recebida pelo Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, a medalha número 2, foi concedia ao Instituto Histórico de Minas Gerais e a medalha de número 3 ficou sob a guarda da Câmara Municipal de Pains.
A medalha emblemática de número 80 foi dada a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart, guardiã da nossa história.
O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, durante o seu pronunciamento oficial, agradeceu a todos os presentes, parabenizou o Município pelos 80 anos e destacou que a medalha foi ofertada aqueles que contribuíram para engrandecer a história, a cultura e as tradições e tem a responsabilidade na preservação dessa bela história hoje celebrada.
A MEDALHA
Características:
Material: aço inox
Acabamento: polido
Dimensões: 50 mm x 50 mm
Espessura: 1,6 mm
Peso: 31,4 g
Certificado:
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais certifica haver produzido, em número limitado de 165 (cento e sessenta e cinco) unidades, a Medalha Comemorativa dos 80 anos do Município de Pains-MG
Criação e texto:
Marcos Henrique Caldeira Brant e Iácones Batista Vargas, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Fabricação: Inoxmig
Dezembro de 2023
Anverso:
Tomando o polígono, centralizada, a imagem estilizada da secular Igreja de N. Sra. do Rosário. No alto, em sequência de duas linhas, a inscrição, centralizada, “Pains”, em fonte TRAJAN PRO, corpo 10, caixa alta, e “Minas Gerais”, fonte TRAJAN PRO, corpo 5, caixa alta. Abaixo, a inscrição, centralizada, “80”, fonte TRAJAN PRO, corpo 21, e “Anos”, fonte TRAJAN PRO, corpo 12, caixa alta. Na base do templo, centralizada, a inscrição “(Igreja Nossa Senhora do Rosário)”, em fonte TRAJAN PRO, corpo 5, caixa alta. Abaixo, a inscrição, centralizada, “1943 - 2023”, em fonte TRAJAN PRO, corpo 10; tudo em baixo relevo na cor cinza claro fosco.
Reverso:
Na parte superior, centralizada, a inscrição “Capital Mundial do Calcário”, na fonte Trajan Pro, corpo 8, caixa alta. Centralizada a imagem estilizada do monumento natural “Pedra do Cálice”. Na base da imagem, centralizada, a inscrição “(Pedra do Cálice)”, em fonte TRAJAN PRO, corpo 5, caixa alta. Abaixo, centralizada, em duas linhas, a inscrição “Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais”, na fonte Trajan Pro (Versalete), corpo 7, caixa alta. No canto inferior direito, na vertical, a numeração sequencial e o nome do fabricante, “Inoxmig”, na fonte Calibri, corpo 5, caixa alta; tudo em baixo relevo na cor cinza claro fosco.
Marco Aurélio Rabelo Gomes - O prefeito dos 80 anos de Pains
Marco Aurélio Rabelo Gomes é o prefeito Municipal de Pains. Nascido em 5 de novembro de 1968, ele é filho de Joel Gomes e Hismênia Rabelo Gomes. Marco Aurélio é casado com Karyna Kênea Rabelo Saldanha e tem dois filhos, Caio e Igor.
Formado em administração de empresas pela PUC/Minas, o prefeito de Pains se aposentou como funcionário do Banco do Brasil e só depois resolveu ingressar na carreira política.
Marco Aurélio está em seu segundo mandato e foi eleito pelo Partido Verde. “Ser prefeito era um antigo sonho, a atuação a favor da população faz parte de minha origem e de minha história. Sou neto de Tonico Rabelo, que foi prefeito, vice-prefeito e vereador”, comentou Marco Aurélio, que completou: “Pains é ‘Nossa Cidade, Nosso Povo, Nosso Orgulho’. Devemos sempre lutar para conquistar o que for de melhor para o nosso município”.
Agraciados - Medalha 80 anos de Pains
- Município de Pains
- Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, que, na oportunidade, também irá receber a medalha de número (4).
- Poder Legislativo de Pains, o Vereador Weulis Santos. Medalha nº 3
-Presidente da Câmara Municipal de Pains, Paulo de Tarso Faria - medalha nº 6
- Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais - Medalha 2
- Presidente do Instituto Dr. José Carlos Serufo - medalha de número 05
- Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto - medalha nº 7
- Dr. Ozório José Araújo Couto, terceiro vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (medalha 132)
- O primeiro Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Dr. Iácones Batista Vargas (medalha 136)
– Familiares de Francisco de Assis Dávila, ex-prefeito municipal, nos anos de 1971 a 1973, representado pela sua esposa Dalva Campelo Dávila (MEDALHA 08)
– Diocese de Luz, representada pelo Bispo Dom José Aristeu Vieira (MEDALHA 09)
– Coronel Wemerson Lino Pimenta, comandante da 7 da Região da Polícia Militar (MEDALHA 10)
- Carlos Alberto de Faria, ex-presidente da Câmara Municipal de Pains, no ano 2000. (MEDALHA 11)
- Maria Lina Pereira Rodrigues, que atuou como professora (MEDALHA 12)
- Dênis César Cravo, Primeiro Sargento, Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Pains (MEDALHA 13)
- Familiares de Joel Gomes, que atuou como servidor público, representado pela esposa Ismênia Rabelo Gomes (MEDALHA 14)
- Sinésio de Oliveira Costa, atua como agricultor (MEDALHA 15)
- Reverendíssimo Padre Louis Francescon Costa Ferreira, sacerdote painense, ordenado em 2021(MEDALHA 16)
- Francisco Cândido, Sr Quitinho (medalha 103)
- José Antônio da Silva, atuou como médico, representado pela sua esposa Silvana Rodrigues Rabelo (MEDALHA 17)
- Professor Venâncio Ferreira (medalha 18)
- Expedito José Pinto, médico veterinário (MEDALHA 19)
- José Marcos Teixeira (José Marcio) empresário e ex-jogador de Futebol (MEDALHA 20)
- Wilba Alves Silva, atuou como professora no Municipio de Pains (MEDALHA 142)
- Rigne Maria, professora (medalha 143)
- Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Padre Adelzire Aparecido de Moraes (MEDALHA 21)
-Familiares de Messias Moraes Pessoa, que atou como professor, representado pela filha Silvia Pessoa Rodrigues (MEDALHA 22)
- Familiares de Manoel Moreira Júnior, que atuou como empresário da Mineração Calcinação, representado pela esposa Francisca Paim Moreira (MEDALHA 23)
- Familiares do José Luis Goulart, ex-presidente da Câmara Municipal no ano 1999, representado pelo filho Tiago Goulart (MEDALHA 24)
- Sebastião Donizete de Sá, marceneiro (MEDALHA 25)
- Manoel Rodrigues Ferreira, senhor Pipi, atuou como barbeiro muitos anos no Município (MEDALHA 26)
- Agropecuária São Miguel, representada por Paulo Antonio de Faria (MEDALHA 27)
- Núcleo Vida Saudável, representada pela Gerente de Serviço Social, Maria Conceição Rezende Oliveira (MEDALHA 28)
- Geraldo Eustáquio Pinto da Silva, policial da reserva (MEDALHA 29)
- Emater representada pelo engenheiro agrônomo, Murilo Resende Zaparoli (MEDALHA 30)
- Comercial Agropecuária Pains, representada pelo veterinário Hélio Gonçalves de Paulo (MEDALHA 31)
- Reverendíssimo Padre Joel Bernardes Macedo, atuou pároco no Município, nos anos 1999 a 2008 (MEDALHAS 32)
- Pastor Diego Luis Borges Silva, da Igreja Batista Vale das Benções (MEDALHA 33)
- Delegado da Policia Civil, Dr. Patrick Carvalho e Silva (MEDALHA 34)
- Iraci da Costa, atuou como professora e vereadora do Município (MEDALHA 35)
- Familiares de Alor Alves de Sousa, foi capoeirista, representado pela esposa Maria Aparecida Teixeira de Sousa (MEDALHA 36)
-Auto Peças – AMP, representado por Joelson de Paula Faria (MEDALHA 37)
- Edmar Silva Fonseca, ex-presidente da Câmara, no ano de 2019 (MEDALHA 38)
- Marcelo Donizete Cunha, escrivão da Polícia Civil (MEDALHA 40)
- Familiares de José Gonçalves Vilela, ex-presidente da Câmara, no ano de 1965, representada pela filha Nelza Vieira Vilela Porto. (MEDALHA 41)
- Familiares de Francisco das Chagas Pimentel, ex-prefeito de Pains, mandato 1977 a 1983 representado pela filha Núbia Pimentel Ribeiro Costa (MEDALHA 42)
- Familiares de Pedro Paula Gonçalves, ex-presidente da Câmara, no ano de 1959 a 1963 (MEDALHA 43)
- Mineração Calciolândia, representada por Alanis Lopes da Silva (MEDALHA 44)
-Familiares de Amador José da Silva, ex-presidente da Camara, no ano de 1989 A 1992 (MEDALHA 73)
- Sofia Aparecida de Castro, ex-presidente da Apae, onde permaneceu por 20 anos, foi fundadora da Escola especial Maria Rosa Castro de Pains (MEDALHA 45)
- Familiares de Aguilar Rodrigues de Faria, ex-presidente da Câmara Municipal no ano de 1985 a 1986 representado pela sua esposa Enezilda Francisca Borges Faria (MEDALHA 53)
-Familiares de Anterildo Borges, ex-presidente da Câmara, no ano de 1981 a 1983(MEDALHA 46)
- Familiares de Antônio Rodrigues Rabelo – Tonico Rabelo, ex-presidente da Câmara no ano 1959 e ex-prefeito no ano de 1951 a 1955 e 1957 a 1971, representado pela filha Zenaide Rabelo Pinto ( MEDALHA 47)
- Ronaldo Márcio Gonçalves, ex-prefeito de Pains nos anos de 2005 a 2008 e 2009 a 2012 (MEDALHA 48)
- Jornal Tribuna Formiguense, representada pelo diretor Danilo Garcia (MEDALHA 49)
- Sociedade São Vicente de Paulo, representado por José de Paulo. (MEDALHA 50)
- Joaquim Almeida, ex-treinador de Futebol (MEDALHA 51)
- Jane Ferreira da Silva, atuou como professora do Município (MEDALHA 52)
- Mineração Ducal representada por Sandra Regina (MEDALHA 54)
- Joel Isaltino da Silva, ex – presidente da Câmara Municipal no ano de 2010 (MEDALHA 55)
- Márcio José do Couto, ex-presidente da Câmara Municipal no de 2011 (MEDALHA 56)
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo, representada pelo reverendíssimo padre Adelzire Aparecido de Morais (MEDALHA 57)
-Maria Ruth Goulart Rabelo, atuou como professora no Município (MEDALHA 58)
-Familiares de José Rodrigues Goulart – professor Zezinho, ex-prefeito no ano de 1959 A 1963 (MEDALHA 61)
-Comercial Pereira Pango, representado por Magda Maria Oliveira Silva (MEDALHA 59)
- Sandra Leite Gonçalves, atuou como enfermeira em Pains pelo Cesp e ex-primeira dama (MEDALHA 60)
- Karyna Kenea Rabelo Saldanha Gomes, empresária da Mineração Saldanha e atual primeira-dama (MEDALHA 62)
- Empresa Mineração Saldanha (MEDALHA 63)
-Familiares de José Vantuil Saldanha, foi dentista, policial militar e empresário no Município (MEDALHA 69)
- Reverendíssimo Padre Flávio da Silva Ramos, sacerdote municipal, ordenado em 09 de agosto de 2008 (MEDALHA 64)
- Eduardo da Silva, ex-presidente da Câmara no ano de 2001, 2003 e 2004 (MEDALHA 65)
-Associação dos Mineradores de Pains, Arcos e Região – Ampar representada pelo diretor Luis Henrique Silva Rodrigues (MEDALHA 66)
- Familiares de Otávio Goulart, primeiro presidente da Câmara Municipal em 1947 a 1949, representada pelo filho Otávio Goulart Junior (MEDALHA 67)
- Familiares de Amador Olivério Simões, ex presidente da Câmara no ano de 1966 a 1968, representada pela filha Maria Aparecida Simões de Moraes (MEDALHA 68)
- Empresa Brasical, representada por Sebastião Rodrigues Brito (MEDALHA 70)
- João Divino da Silva, atuou como leigo religioso na Paróquia nossa Senhora do Carmo de Pains (MEDALHA 71)
- Escola Estadual Padre José Venâncio convidamos o diretor Luis Ricardo Fernandes (MEDALHA 72)
- José Geraldo de Castro – Geraldo Davi, ex-presidente da Câmara, no ano de 1997, 1998 e 2008 (MEDALHA 74)
- Elton da Costa Pinto, historiador (MEDALHA 75)
-Giovani Ferreira da Silva, Caxuleta, bancário e esportista (MEDALHA 76)
- Robson Rodarte Lopes, ex-prefeito de Pains no ano de 2013 a 2016 (MEDALHA 77)
- Donizete Tomé Fonseca, tenente da reserva da Polícia Militar (MEDALHA 78)
- José Geraldo da Cunha – Cabo Cunha, político painese (MEDALHA 79)
- Hidelbrando Cana Brava Rodrigues, foi superintendente, subsecretário e secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, atualmente é consultor ambiental (MEDALHA 81)
- Gecal Indústria Comércio Produtos Minerais Ltda, representada por José Geraldo da Costa (MEDALHA 82)
- Jairo dos Santos, ex- atleta painense (MEDALHA 83)
- Leonardo Lara, ex-presidente da Camara no ano de 2007 (MEDALHA 84)
- Transportes Borges e Filho, representado por Gleison Borges (MEDALHA 85)
- Associação Atlética de Amadores, representada por Luis Augusto da Silva (MEDALHA 86)
- Reverendissimo padre Denis Candido da Silva, representado por sua irmã Patrícia Candida da Silva (MEDALHA 87)
-Centro espírita Messe de Luz representada pela presidente Angela Erbano (MEDALHA 88)
- Empresa Jofege Concreto representada por Fernanda Teixeira Silva (MEDALHA 89)
- José Messias do Vale Filho, ex-presidente da Camara no ano de 1975 a 1977 (MEDALHA 90)
- Ruth de Oliveira Couto, comerciante e ex primeira-dama (MEDALHA 91)
- Liliane de Castro Ferreira Lopes, empresária e ex primeira dama (MEDALHA 92)
- Brisolo Calcário Agricola Ltda representada pelo Jurlei Antonio Brito (MEDALHA 93)
- Calcário Solo Fértil representada por José Irineu Borges (MEDALHA 94)
- Familiares de José Rabelo Sobrinho, ex-prefeito no ano de 1963 a 1967, representado por sua filha Aurene das Graças Rabelo Pereira (MEDALHA 95)
- Maria Gorete de Oliveira, atuou como professora (MEDALHA 96)
- Ivonete Aparecida de Oliveira, atuou como professora (MEDALHA 97)
- Messias Manoel de Faria, professora, representado por Luisa Castro Goulart (MEDALHA 98)
- Familiares de Pedro Lopes de Melo, ex presidente da camara, no ano de 1950, representado pelo filho Pedro Carlos Lopes (MEDALHA 99)
- Jésus de Paiva, locutor de rádio Pains FM (MEDALHA 100)
- Familiares de Renancina Candida de Paiva, leiga religiosa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, representada pela filha Ivone Maria de Faria (MEDALHA 101)
- Devoe Ismael dos Santos, locutor de rádio (MEDALHA 102)
-Vagna Maria de Oliveira Almeida, professora e escritora (medalha 104)
- José Carlos de Rezende, Brega, produtor rural (medalha 105)
- Fort Cal Industria e Comercio ltda, representada por Lucelia Lasmar ( medalha 106)
- BF Transportes representado por Franco Bruno de Medonça (medalha 107)
- Familiares de João Alves Parreira, atuou como produtor rural, representada por Irene Parreira (medalha 108)
- Catia Guimaria Goulart, primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara municipal de Pains, ao longo dos 80 anos de emancipação político- administrativa do Município, no ano de 2021(medalha 118).
- Familiares de Arlindo de Melo, ex-prefeito no ano de 1948 a 1951 e 1955 a 1959 (medalha 109)
- Familiares de José Batista de Castro, ex-prefeito no ano de 1973 a 1977 e 1983 a 1988 (medalha 110)
- Familiares de Professora Maria Candida Pereira, representada pela filha Alessandra Pereira (medalha 111)
- Deusdedit Alves André – Detinho, ex-presidente da Câmara 1993, 1994 e 1996, 2012. (medalha 135)
-Familiares de Professora Terezinha Alves Andre (medalha 112)
- Apae representada pelo presidente Nelson Alves de Oliveira (medalha 113)
- Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda representada por Marcelo Luis de Faria (medalha 114)
- Renata de Paulo Ribeiro, funcionário público e historiadora (medalha 115)
- Familiares de Antonio Alves Pinto, ex-presidente da Câmara no ano de 1973 a 1975 representado pela esposa Darci Nadia Ferreira Alves Pinto (Medalha 116)
- Rotary Clube de Pains representado pelo presidente Eliton Sirlei Oliveira (medalha 117)
- Eustáquio Alves da Silva, Taquinho atuou como professor (medalha 119)
- Familiares de Professora Sheila Rodarte Lopes representada pelo filho Anderson Rodarte Lopes (medalha 120)
- José Ferreira Lopes, comerciante, representado pela sobrinha Marilene Ferreira (medalha 121)
- Comercial São Judas Tadeu, representado por Ronaldo Murari Rabelo (medalha 122)
- Rosimar Machado, ex-presidente da Câmara no ano de 2006 (medalha 123)
- Agropecuária Fértil Solo, representada por Leandro Ferreira (medalha 124)
- Sanzio Rafael Ribeiro, ex-presidente da Câmara, no ano de 2016 (medalha 125)
- Michel Cristian dos Santos ex-presidente da Câmara no ano de 2014 (medalha 126)
- Uilson Chaves, produtor rural, representado por sua filha Dayane Cristina Chaves (medalha 127)
- Pains Esporte Clube, representado pelo vice-presidente Heraldo da Silva Ramos (medalha 128)
- Rosa Maria de Mendonça Goulart, atuou como professora (medalha 129)
- Familiares de Marinho Caetano Leal, produtor rural, representado pelo filho Sinval Caetano Leal (medalha 130)
- Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae de Pains representado pelo diretor Marcone Costa Silva (medalha 131)
- Eli Borges, ex - jogador de futebol (medalha 133)
-Empresa Super Cal representada por César Augusto
Alves Costa. (medalha 134)
-Agropecuária do Bia representada por Gibran Alves Lopes (MEDALHA 137)
-Paulo Sérgio Morais, presidente da Câmara nos anos de 2013, 2017 e 2022. (MEDALHA 138)
- Deputado Estadual Duart Bechir – (MEDALHA 139)
- Assessor Parlamentar da Presidência do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, Denilson Teixeira (MEDALHA 140)
- Fabiano Tolentino, representando o Deputado Estadual Professor Wendel Mesquita (MEDALHA 141)
- Geraldo Eder da Silva (Neném do Veloso) Ex-Presidente da Câmara (MEDALHA 39)
- José Barbosa – empresário (MEDALHA 144)
–Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart (MEDALHA 80)
Apresentação da Medalha de 80 anos feita pelo Secretário Iácones Batista do IHGMG
Prefeito Marco Aurélio e o Primeiro Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Iácones Batista
Prefeito Marco Aurélio, primeira-dama Karyna Kenia Rabelo Saldanha e Iácones do IHGMG
Prefeito Marco Aurélio, Ruth Couto, Vice-prefeito Lalado e Iácones Batista do IHGMG
CONFIRA MAIS FOTOS NA EDIÇÃO DIGITAL DE FEVEREIRO DE 2024